segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AMAMENTAR.....UM ATO SUBLIME!




Olá queridos e queridas...como passaram o final de semana? Aqui em SP está uma chuva, que acho que não vai parar tão cedo.

Hoje gostaria de falar sobre um assunto muito importante e que eu particularmente AMO. Desde que engravidei da minha primeira filha, que comecei a pesquisar e me informar sobre o assunto "amamentação" eu sou uma defensora declarada da amamentação materna e principalmente amamentação exclusiva.

Deixo claro que moramos em um país democrata e o que vou dizer aqui neste meu espaço é a minha opinião, o que pode divergir de outras pessoas.

Além de muita pesquisa que fiz durante minha gestação, tudo o que vou dizer é baseado em estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde e por um curso sobre aleitamento materno que fiz em um Banco de leite humano e claro baseado na minha experiência de vida, experiência de quem amamentou exclusivamente no peito seus dois filhos até o 6º mês. Meu sonho é trabalhar como voluntária, dando orientação e dicas para pessoas que realmente tenham vontade de amamentarem seus filhos.

O Leite Humano: é o leite ideal para todas as crianças. Ele é composto por nutrientes que o torna completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os 2 primeiros anos de sua vida. É um alimento de rápida e fácil absorção, completamente assimilado pelo organismo infantil.
O Leite materno é muito mais que isto. Ele possui componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. NENHUM outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano.

Resumindo... Deus em sua infinita sabedoria e bondade nos fez aptas a fornecermos tudo o que o nosso bebê precisa. O nosso leite age como uma vacina.

Sem falar que a amamentação favorece o vinculo mãe e filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso.

A mãe também tem benefícios ao amamentar. É comprovado que a amamentação reduz o risco de cancer de mama e de ovário. Evita que a mãe tenha hemorragia pós parto.

Me sinto revoltada ao ouvir hoje em dia ( e com muita frequencia) que uma mãe não tem leite ou seu leite é fraco....e logo taca uma mamadeira com fórmula na boca do recém nascido. Gente páre e pense...porque antigamente as mulheres conseguiam amamentar e hoje com tanta tecnologia a coisa se torna mais difícil???

Os médicos não tem preparo e muito menos paciência para ensinar uma mãe amamentar o seu filho, pois ao contrário do que parece precisamos sim aprender a amamentar. Mas para a indústria e o mundo capitalista onde vivemos é muito mais prático comprar uma fórmula que não tem os mesmos valores nutricionais e que pode causar obstipação intestinal (intestino preso) numa criança, do que sentar e orientar esta mãe. E caso ela REALMENTE tenha algum problema que não tenha leite ai sim analisar o caso. Só garanto que o fato de uma mulher não ter leite não é tão comum como ouço ultimamente. Até mesmo as mulheres da Etiópia são capazes de amamentar.

O Brasil apesar de não ser um país de primeiro mundo, possui um Banco de Leite Humano exemplar. Inclusive o Banco de Leite da Espanha está aprendendo algumas técnicas com o Brasil. E isto deveria ser motivo de orgulho para nós brasileiros.

Aproveitando gostaria de esclarecer aqui sobre o que é um Banco de Leite. Semanas atrás uma amiga ganhou neném e como a primeira filha ela não amamentou pois não tinha leite (segundo o pediatra affff) nesta segunda filha eu avisei que caso ela tivesse algum problema recorresse ao banco de leite. E eis que ouço "Eu não, eu não vou dar leite de outra pessoa pra minha filha"....Socorrrooooo gente. O Banco de leite não sai oferecendo o leite que lhe é doado assim pra todos que passem por lá. O Leite doado ao banco de leite só é fornecido aos bebês que estão internados em hospitais que trabalhem com o banco de leite.
Porém para minha tristeza, ontem encontrei com esta amiga e sua bebê de 1 mês e ela está dando o complemento, pois adivinhem....a frase mais comum"não tem leite"....E ao questionar se ela foi procurar ajuda no Banco ouço "Não fui. Mas Aiii sem estresse o importante é que ela não está com fome"....ela não queria ter "estresse" de ter que correr atrás de algo que não a culpo, pois acredito que ela não saiba dos benefícios do leite materno, mesmo sendo da área da saúde...isto sim me preocupa...A nossa área da saúde como anda????

Caso você mamãe ou futura mamãe tenha algum problema ou o seu médico antes mesmo de lhe dar alta na maternidade já vier com uma receita do complemento (isto aconteceu comigo....) e você tenha vontade de tentar amamentar, vá ao Banco de leite mais próximo ou ligue pois eles possuem pessoas especializadas que vão até a sua casa, dar orientação e tudo isto GRATUITAMENTE.

Tenho uma amiga que é muito bem de vida e comprar os complementos pra ela não seria problema algum, porém o sonho dela era amamentar e depois de gastar muito dinheiro com pediatras renomados e chiques ela me ligou e como ela a alguns anos atras fez uma cirurgia de redução de mamas eu a orientei a procurar o banco de leite. Os médicos que ela havia passado diziam que ela não tinha leite devido a cirurgia, mas em momento algum um deles a examinou ou pediu para ela mostrar como ela estava amamentando sua bebê. Pois bem, ela foi ao banco de leite e lá a pediatra ao examiná-la e ver a maneira como ela amamentava a neném, constatou que o que ela mais tinha era leite mas o problema da bebê não ganhar peso estava na posição incorreta. A médica ensinou algumas posições e pronto...problema resolvido, sonho realizado e sem gastar nadinha. Simples assim.

Muitas vezes o que falta é orientação e falta de vontade. Muitas se contentam com o que um médico diz e por praticidade não vão atrás de uma solução diferente.

Como costumo dizer cada um é cada um...se você não quer amamentar para não deformar seu seio, ou porque acha que dá trabalho ter um bebê o tempo todo pendurado em você, ai sim dê complemento....mas se você sonha e quer amamentar o teu filho, vê-lo saudável, amamente, por mais que nos primeiros dias seja dolorido ( e pra mim foi....) logo passa e garanto, não há momento mais lindo que o momento só seu e do seu filho sendo amamentado, por você. Mais um dom que Deus deu somente a nós mulheres, o de podermos alimentar os nossos filhos. Imagina você amamentando o seu bebê e ele te olhando com aqueles olhinhos como que agradecendo por dispor um pouco do seu tempo somente a dedicar-se a ele.

Como eu disse eu sou completamente apaixonada pelo assunto então seria capaz de escrever um livro enorme sobre isto aqui no blog, mas me limitarei, para não ficar cansativa. Porém caso alguém tenha alguma dúvida estou a disposição para responder.

Caso queiram mais informações eu usei este site como base para o que eu iria postar, e tem também mais estes dois que são referência em amamentação.

Aleitamento
Amigas do peito

E tenho até alguns trabalhos impressos caso alguém se interesse eu envio por email.

Ufaaa falei, eu precisava desabafar rs.

Beijos
Ellen

2 comentários:

Elza Carrara disse...

Ellen,
Post iportantíssimo!
Eu também sou defensora declarada da amamentação e já vi muitos casos por aqui de mulheres que "colocam" impecilhos na hora de amamentar o próprio filho.
Sei que cada caso é um caso, mas falta incentivo e vontade mesmo na maioria das vezes.
Não é possível que no meio de tantos benefícios, algumas pessoas optem por não amamentar ou pior, desistem.
Bjs.

Simone Scharamm disse...

Oi, Ellen,
vim conheceê-la e agradecer a visitinha!
Esse post é importantíssimo! Muitas mulheres deixam de amamentar por pura falta de informação e orientação!
Amamentei minhas 2 filhas até os 2 anos e 3 meses e tenho o maior orgulho de vê-las grandes e saudáveis!
Um beijo!